ATIVIDADES de CIÊNCIAS PARA 8º ANO

Níveis de Organização em Biologia
Exercício (adaptado de BIOLOGIA, César e Sezar, vol. 1, 8a edição)

Identifique nos textos os níveis hierárquicos de organização correspondentes às palavras em negrito.

Texto 1
No mecanismo respiratório dos seres humanos, o ar penetra pelas narinas, seguindo pelas vias aéreas até os pulmões, por meio da ação do diafragma e dos músculo intercostais. O transporte de oxigênio dos alvéolos pulmonares até as células de outros tecidos se dá através de um mecanismo de acoplamento do oxigênio atmosférico a uma substância denominada hemoglobina presente nas hemácias (glóbulos vermelhos). Essa reação ocorre nos alvéolos pulmonares, onde há oxigênio em grande quantidade, e dela resulta a oxiemoglobina. O sangue rico em oxigênio sai então dos pulmões e, uma vez nos tecidos carentes de oxigênio (muscular, nervoso, etc.) a oxiemoglobina se desfaz, liberando o oxigênio para ser utilizado pelas células e a hemoglobina pode então ser reutilizada.

Texto 2

A vida numa lagoa depende de uma infinidade de fatores, todos intimamente relacionados. Vamos examinar alguns de seus aspectos sob o ponto de vista de um peixinho. Primeiro, a necessidade de respirar: deve haver oxigênio dissolvido na água, que será absorvido pelas brânquias do peixe e carregado pelo seu sangue. Coração e vasos se encarregam de levar o sangue aos tecidos e, consequentemente, o oxigênio a cada uma das células. No interior das mitocôndrias, esse gás será utilizado em reações de “queima” de substâncias, como a glicose, e haverá liberação de energia.
Mas, como terá surgido o oxigênio dissolvido na água? Os microorganismos clorofilados da lagoa, sejam eles plantas maiores ou algas microscópicas, utilizam a luz, o gás carbônico e a água e fazem fotossíntese, produzindo alimento e oxigênio, gás que se dissolve na água da lagoa. Na verdade, todos os organismos vivos da lagoa dependem, direta ou indiretamente, da fotossíntese.
O peixinho poderá utilizar como alimento caramujos de uma certa espécie que vivem no fundo, ou ainda atacar outras populações, como espécies de peixes menores ou larvas de insetos. O peixinho, assim como os demais de sua espécie que vivem na lagoa, em certa época do ano irá se acasalar, assegurando a continuidade da espécie.

Resumo:

Átomos e moléculas
Átomos podem se unir por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde as mais simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos.

Organelas e Células
As organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência dela. Existem vários tipos de células, cada uma com sua função específica.

Tecidos
Os tecidos são formados pela união de células especializadas. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais.

Órgãos
Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos, por exemplo. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.

Sistemas
Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que se trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal.

Organismo
A união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.

População
O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.

Comunidade
O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade.

Ecossistema
O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados fatores abióticos. A interação entre a porção biótica e os abióticos recebe o nome de ecossistema.

Biosfera
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra.

(adaptado de www.infoescola.com)

Nenhum comentário: