domingo, 20 de outubro de 2013

20 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA OSTEOSPOROSE

 
A osteoporose é  uma doença que atinge os ossos, causando perda da massa óssea, ou seja, desgaste dos ossos e redução da quantidade de cálcio no interior dos mesmos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Esta doença afeta mais comumente as mulheres após a menopausa, mas pode ocorrer associada a outras doenças numa idade mais precoce ou em homens.
 É importante o correto diagnóstico, pois a osteoporose pode levar a um número grande de problemas, sendo o mais comum as fraturas em qualquer parte do corpo, causando até morte em decorrência das fraturas, especialmente em idosos.
 
 
 
 
 Deve-se regularmente procurar um médico especialista que faça um bom exame clínico e solicite uma Densitometria Óssea (é uma medida quantitativa da massa óssea que permite o diagnóstico e o seguimento de tratamento da osteoporose, bem como a avaliação do risco de fratura) . Se o resultado for compatível com osteopenia (pré osteoporose) ou osteoporose, dever ser realizado um tratamento com medicamento específico que aumenta a absorção do cálcio e sua deposição nos ossos. O acompanhamento da osteoporose deve ser realizado com a Densitometria Óssea, sempre que o seu médico achar necessário

Nenhum comentário: