quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A CADEIA ALIMENTAR

Na natureza existe uma relação alimentar entre os seres vivos a que chamamos de Cadeia Alimentar.
A partir da energia do Sol, os vegetais produzem alimento para a sua própria sobrevivência e a dos demais seres vivos.Este processo de produção de alimento pelos vegetais é denominado FOTOSSÍNTESE. Para a realização da fotossíntese, as plantas absorvem a energia solar, graças a presença da clorofila em suas células;retiram água do solo, graças as suas raízes;absorvem o gás carbônico do ar atmosférico, através de suas folhas.Ao final da fotossíntese, as plantas produzem um tipo de açúcar, a GLICOSE, que altamente energético para o vegetal e para os demais seres vivos da cadeia alimentar. Chamamos de SERES PRODUTORES aos seres vivos que, na natureza, são capazes de produzir o seu ´próprio alimento.
Entretanto, nem todos os seres vivos são capazes de realizar  fotossíntese, como é o casodos animais. Assim, estes seres, os animais, se alimentam dos seres produtores ou de outros animais, São então, denominados SERES CONSUIDORES.
Os seres consumidores podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que consomem. Assim temos:
HERBÍVOROS- só se alimentam de vegetais;
CARNÍVOROS- só se alimenta, de animais;
ONÍVOROS - alimentam-se de vegetais e animais
Na cadeia alimentar, dependendo da posição do consumidor, podemos ter o Consumidor Primário ( o primeiro a consumir o produtor), o Consumidor Secundário ( osegundo a consumir; ele se alimenta do consumidor primário), o Consumidor Terciário, e assim por diante.
Além dos produtores e dos consumidores, a cadeia alimentar apresenta os DECOMPOSITORES,seres vivos que sío se alimentam de restos de vegetais e animais.É por isso que os decompositores são onsiderados uma classe especial de consumidores.
Os seres decompositores decompõem os cadáveres dos seres vivos quando estes morem. A decomposição é realizada por dois tipos de seres vivos, os fungos e as bactérias.

EXEMPLOS DE CADEIAS ALIMENTARES:

Nenhum comentário: