segunda-feira, 23 de abril de 2012

FORMIGUEIRO-DO-LITORAL

O Formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis) é um pássaro considerado uma espécie endêmica da Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro.Ele é encontrado na Região dos Lagos, entre Saquarema e Cabo Frio,porém o mais interessante é que além desta faixa ele não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo.
Este pássaro branco e preto, com aproximadamente quinze centímetros de altura, que também pode ser chamado de "com-com", se alimenta de formigas, grilos, lagartas e mariposas.
Sua espécie foi descoberta em 1951, mas infelizmente no momento,encontra-se em processo de extinção Na década de  50, existiam aproximadamente 50.000 formigueiros-do-litoral. Entretanto, com a expansão imobiliária na Região dos Lagos, sua espécie foi sendo reduzida consideravelmente. De acordo com um levantamento recente, atualmente são encontrados apenas 2.500 pássaros.
Para nossa esperança e a do Formigueiro-do-litoral, um grupo de cientistas do departamento de ecologia da UERJ fazem um trabalho de monitoramento da espécie e ambientalistas  atuam na ALERJ a fim de destinar recursos para o Parque Estadual da Costa do Sol que visa preservar animais em extinção.
          
Para saber mais entre no site http://formigueirodolitoral.50webs.org/

Nenhum comentário: