quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Texto muito interesante da Revista Vida Simples

Com o título " A Pequena Ambientalista" a Revista Vida Simples, da qual sou mensalmente cativada, apresenta este incrível texto sobre aquela garotinha que há 20 anos mostrou que o planeta também é prioridade dos jovens.

Severn Cullis-Suzuki, que aos 12 anos emocionou chefes de Estado e ambientalistas na Rio-92, hoje é uma ativista em prol das questões ambientais. E que ainda luta por um mundo mais justo e igualitário

Publicado em 19/12/2011
Severn Cullis-Suzuki fundou 

"Filha de um ativista ambiental, a pequena Severn Cullis-Suzuki fundou, aos 12 anos, a ECO, Environmental Children's Organization. Por meio dela, arrecadou dinheiro e conseguiu participar da ECO 92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que reuniu os principais e maiores líderes políticas do mundo. E o que essa garota fez? Discursou por pouco mais de seis minutos e falou verdades de doer.
O que ela faz hoje? É mãe de um menino, mora ao oeste do Canadá e ainda é uma ativista. Além disso, é apresentadora de um programa de TV sobre a água e os povos indígenas, e está envolvida no WeCanada, uma rede independente de ONGs, ativistas, artistas e indivíduos, que buscam engajar os canadenses em questões ambientais e demandar compromissos de seus políticos. E, claro, pretende voltar ao Rio na próxima conferência sobre meio ambiente que acontece em 2012.
Confira trechos do discurso de Severn e entenda porque suas palavras "calaram o mundo", como as pessoas gostam de dizer.
"Em minha vida, eu sonhei em observar grandes manadas de animais selvagens, selvas e florestas repletas de pássaros e borboletas, mas agora eu imagino se eles ainda existirão para que meus filhos possam vê-los. Você tinha que se preocupar com essas pequenas coisas quando tinham minha idade?"
"Eu sou apenas uma criança e eu não tenho todas as soluções, mas eu quero que percebam que nem vocês as têm! Vocês não sabem como consertar os buracos na camada de ozônio. Não sabem como trazer o salmão subir um riacho morto. Não sabem como trazer um animal extinto de volta à vida. E vocês não conseguem recuperar uma floresta onde agora há um deserto. Se vocês não sabem como consertar, parem de destruir!"
"Na escola, desde o jardim de infância, nos ensinam como nos comportar no mundo. Vocês nos ensinam a não brigar com os outros, a resolver os problemas, a respeitar os demais, a limpar a nossa bagunça, a não machucar outras criaturas, a compartilhar - não ser ganancioso. E então por que é que vocês vão e fazem tudo aquilo que pediram para a gente não fazer? Não se esqueçam porque vocês estão aqui, nessa conferência, por quem vocês estão fazendo isso: nós somos os seus próprios filhos. Vocês estão decidindo em que tipo de mundo nós vamos crescer.""

Um comentário:

Rose Craveiro disse...

Bom dia Kátia td bem? Como sempre suas postagens muito interessantes, por isso gosto de vir passear aqui..Bom vim tb para lhe convidar a participar do grupo PROFESSORES VIRTUAIS, tem um ícone no meu blog, dá uma olhada lá é muito interessante. Um grande abraço e fica com Deus!