domingo, 25 de setembro de 2011

Dia Mundial do Coração

Neste 25 de Setembro diversas atividades marcam o Dia Mundial do Coração. Em todo o mundo, as sociedades de cardiologia mais uma vez estão mobilizadas na tarefa de esclarecer à população sobre os problemas que atingem o coração e como evitá-los.Assim, as doenças cardíacas podem ser prevenidas. Veja a seguir algumas atitudes que devemos ter para cuidar melhor do nosso coração e mantê-lo saudável.

CAMINHADA
A caminhada do dia a dia, por exemplo, pode ser contabilizada: 35 minutos deste exercício, 5 vezes por semana, numa velocidade moderada, ajudam na prevenção dos problemas do coração, além da perda de peso. E se o caso é tratar uma pressão elevada já existente, a caminhada de meia hora deve ser feita todos os dias Caminhe 10 mil passos por dia. Isso equivale a oito km e queima entre 400 e 500 calorias diárias. Use um podômetro para verificar quantos passos você costuma dar. Depois, adicione mil passos (800 metros) a cada semana, até 10 mil ou mais.


PERDER 5% DO PESO
Em pessoas que sofrem de hipertensão e têm alguns quilos a mais, perder 5% do peso é forma eficaz de normalizar a pressão.Esta regra vale para quem está acima do peso. Quem está no peso certo não deve emagrecer, mas atentar para os outros fatores de risco, como o consumo de sal e gorduras e a falta de exercícios físicos. Na alimentação, deve-se ficar atento à quantidade de sal. Ela não pode passar de uma colher de sobremesa rasa (5g) por dia, já incluindo o sal que alguns alimentos contêm. Porções de grãos e saladas devem ser ingeridas diariamente. E dois copos de leite desnatado ou o equivalente em laticínios, que previnem hipertensão e osteoporose.


EXAMES
Faça check-up a cada 2 anos. Se houver histórico familiar de doenças cardíacas, o acompanhamento médico preventivo deve começar cedo.


ALIMENTAÇÃO
Por dia, 400g de frutas e hortaliças e 25g de grãos reduzem a absorção de gorduras saturadas e do colesterol, além de diminuírem a vontade de ingerir outros pratos com gordura e carboidratos.



Nenhum comentário: