domingo, 21 de agosto de 2011

MOSAICOS


O QUE É A TÉCNICA DO MOSAICO?

É uma simples arte que envolve paciência e organização, pois para fazer uma figura ou uma arte abstrata deve-se agrupar cacos de pelo menos duas cores de qualquer material. Os materiais mais utilizados são os azulejos coloridos e as pastilhas de vidro, porém existem outros que também podem resultar numa linda obra. São eles: vidro, pedra, concha, papel, madeira, botões, plástico, couro, pano, grãos alimentícios e outros. Normalmente utiliza-se um único material para a execução da obra, porém a mistura harmoniosa de materiais pode ser feita e resultar belíssimos trabalhos, é só deixar fluir a imaginação.
 A criatividade para a criação de um mosaico é a ferramenta mais importante. Os mosaicos são conhecidos desde a Antigüidade e devido a sua resistência, foram denominados pintura para a eternidade, pois realmente permitem uma conservação duradoura.

 A origem da palavra mosaico vem do termo grego "mosaicon", que significa "musa". Algumas obras em mosaicos foram originadas na Mesopotâmia pelos Sumérios datadas em 3.000 a.C. Os motivos eram geométricos e revelavam inspiração na arte da tapeçaria. Os mosaicos deixaram a sua gloriosa marca na história durante o Império Bizantino, que deixou uma vasta coleção da arte. Em todo o Império, os bizantinos faziam suas devoções e os mosaicos eram feitos principalmente em igrejas e templos adornando paredes e abóbadas. Essas obras relatavam em sua arte personagens e acontecimentos bíblicos. Cabia aos artistas a realização em suas obras instantaneamente identificáveis por todos os observadores. Foi durante esse período que os mosaicos passaram a ser executados também em vidro. Os mosaicos atingiram principalmente a Itália, Egito, Macedônia (região que abrange a Grécia, Iugoslávia e a Bulgária), China e outros. O século XVI, época do Renascimento traz a utilização do mosaico em abundância, sendo a Basílica de São Pedro o trabalho mais reconhecido da época.
As tradições foram quebradas com artistas como Gaudi, que construiu famosos mosaicos em Barcelona. No Brasil, a imperatriz Teresa Cristina  foI  a pioneira no uso da arte do mosaico. Com conchas e cacos do serviço de chá da casa Imperial e usando a técnica, cobriu os bancos e fontes da área externa do Palácio de São Cristóvão, hoje Museu de Ciências Naturais (Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro) o chamado Jardim das Princesas. Outros exemplos de mosaico no Brasil eram as chamadas "pedras portuguesas", usadas nas calçadas da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco - RJ).

E aí pessoal! Que tal fazer alguns mosaicos animais.Vejam alguns exemplos.










Nenhum comentário: