terça-feira, 21 de junho de 2011

E O INVERNO CHEGOU!

                   

O planeta Terra apresenta dois movimentos: a rotação que dura cerca de vinte e quatro horas e determina a ocorrência dos dias e das noites, é o resultado do movimento que o planeta faz em torno de seu próprio eixo.E a translação, caracterizada pelo movimento da Terra em torno do Sol, que dura aproximadamente 365 dias e seis horas. É o movimento de translação juntamente com a inclinação do eixo terrestre que irá determinar a existência das quatro estações do ano, primavera,, verão, outono e inverno.Isto se dá devido às variações de energia solar que atingem a superfície da Terra em uma determinada época  do ano.

                                          

O inverno, que começou hoje à tarde, durará até o dia 23 de setembro. Isto no hemisfério sul, pois no hemisfério norte ele vai do dia 21 de dezembro até o dia 23 de março.
Nos locais onde é inverno, as noites são mais longas que os dias, pois a incidência dos raios solares sobre a Terra é menor nesta região.Neste período ocorre a migração de várias espécies de aves, que fogem do frio.
Na data de hoje verifica-se o solstício de inverno, fenômeno que marca o começo da estação mais fria do ano.O solstício de inverno é ‘o dia mais curto do ano’, em que o Sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, fato que ocorre devido à angulação da estrela perante a Terra. No hemisfério sul o fenômeno ocorre em junho, enquanto que no norte acontece no mês de dezembro.

                                                                           

É nesta época que retiramos do armário aquelas roupas que nos deixam mais elegantes.


                                          

 É neste período também que os caldos e as sopas completam a refeição e nos deixam mais aquecidos.

                                               
 Os chás, tomados à noite ou a qualquer hora, também esquentam. Mas não podemos deixar de lembrar do chocolate quente, que é tudo de bom.

Nenhum comentário: