quarta-feira, 4 de maio de 2011

MONERA - O REINO DAS BACTÉRIAS

 O reino Monera inclui as bactérias e as cianobactérias. Este reino foi criado para classificar os organismos procariontes, isto é, organismos que apresentam a célula procariota, aquela ainda que dotada de material nuclear, não possui um núcleo individualizado pela falta da cariomembrana ou  membrana nuclear ou  carioteca.Nestas células não se observam também os demais organóides que são encontrados em células eucariotas, tais como mitocôndrias, cloroplastos, etc. Esta característica só é observada em bactérias e cianobactérias ( anteriormente classificadas como algas azuis). Nos demais seres vivos, como protoctistas, fungos, vegetais e animais, as células apresentam uma membrana nuclear delimitando o material genético, representado principalmente pelo DNA.
Esquema de uma bactéria   


Esquema de uma cianobactéria


As bactérias são classificadas de acordo com a forma que apresentam. Assim, podemos encontrar bactérias arredondadas (cocos), em forma de bastão (bacilos), em forma de vírgula (vibriões) , em forma de espiral (espirilos).


 Algumas espécies de bactérias são famosas por serem as responsáveis pela causa de doenças graves, principalmente em seres humanos, como é o caso da pneumonia, da hanseníase, da tuberculose, da cólera, da sífilis, da leptospirose, entre outras. As doenças bacterianas são tratadas com o uso de medicamentos conhecidos como antibióticos, produzidos a partir de substâncias retiradas de espécies de fungos, como é o caso da penicilina.  Entretanto, nem todas as bactérias são patogênicas, isto é, causam doenças.
                                                 
Muitas bactérias são utilizadas pela indústria na fabricação de vinagre  e de iogurte entre outros produtos.
                                          
As menores e mais rudimentares bactérias são as riquétsias e os micoplasmas, também conhecidas como PPLO  (pleuropneumonia like organisms - organismos semelhantes aos da pleuropneumonia).
                                                 
Existem bactérias que atuam na decomposição de restos de seres vivos, participando do processo de decomposição nas cadeias alimentares. Outras fixam o nitrogênio do ar como a Nitrosomona e a Nitrobacter.
Outra utilização das bactérias ocorre no processo de biorremediação, isto é, a bactéria  é utilizada para limpar áreas ambientais contaminadas por poluentes, como é o caso das Pseudomonas que descontaminam ambientes poluídos por pesticidas ou por petróleo.

2 comentários:

Rose Craveiro disse...

Oi Kátia td bem?

Adorei seu blog e virei sua seguidora, parabéns por suas profissões as duas lindas! Sou farmacêutica e apaixonada pela arte de ensinar crianças, tenho um blog que chama-se: Atividades básicas para Educação em saúde,gostaria muito de receber sua visita e dizer o que acha do meu cantinho. Ah com certeza vou utilizar matérias suas para formular posts dando o devido crédito ok. Um abraço e fica com Deus..

Anônimo disse...

adorei esse site muito bom hoje vou ter uma prova de ciencias e conserteza vou tira um 10 dez grassas a esse site OBRIGADA