sábado, 5 de março de 2011

CISNE NEGRO

           O Lago dos Cisnes, um ballet francês em quatro atos, baseado  em um conto de fadas alemão,a partir da música do compositor russo, Piotr Ilyich  Tchaikovsky foi o gancho para um filme muito interessante em cartaz atualmente nos cinemas.
         Inicialmente, vou resumir a história original e em seguida farei minhas considerações sobre o filme.
          A Princesa Odette, de beleza ímpar, passeia distraidamente, quando é capturada e enfeitiçada pelo cruel bruxo Von Rothbart, que a transforma num belo cisne. Durante o dia ela tomava a forma de um cisne e durante a noite, a forma humana. A mãe de Odette chorou tanto por seu infortúnio, que suas lágrimas foram suficientes para formar um lago, que após algum tempo se tornou cheio de cisnes, que eram outras moças enfeitiçadas pelo bruxo.
         O bruxo tinha uma filha chamada Odile, a quem ele gostaria que casasse com o rei daquele país. Portanto, enfeitiçando as outras moças do local, as chances de Odile tornariam-se maiores.
          É aniversário do príncipe Siegfried, ele faria vinte e um anos e se tornaria rei. A raínha oferece ao filho uma grande festa e pede que neste evento, ele escolha, entre as convidadas, uma moça para ser sua esposa. No dia anterior à festa, o príncipe sai para caçar e encontra o lago, que o fascina por apresentar um cisne muito lindo com uma coroa na cabeça. Como a noite chegara, Odette e as outras moças retornam à forma humana. Nesta ocasião, ela relata toda a história ao príncipe, que se vê apaixonado por Odette e diz que ela seria a sua escolhida.
       O feiticeiro acaba sabendo que Odette revelou a história ao príncipe. Sendo assim, resolve fazer com que sua filha Odile torne-se semelhante a Odette.Na noite da festa,o príncipe já se encontra seduzido por Odile, mas  quando Odette chega ao palácio, o feiticeiro faz com que ela voe de volta ao lago. O príncipe, totalmente apaixonado, vai ao seu encontro e mergulha no lago junto de sua amada.Se o amor dos dois não poderia se realizar, então ele morreria com ela.
      No filme  Cisne Negro, ocorre uma releitura da história do ballet original.
      Uma bailarina, representada pela atriz Natalie Portman, que ganhou o Oscar de melhor atriz de 2011, é escolhida para dançar o Lago dos Cisnes. Ela será Odette e Odile. Ela é uma profissional que busca a perfeição naquilo que faz. Mas em sua vida pessoal, apresenta uma série de fragilidades, medos e inseguranças.
      A grande beleza do filme é mostrar que dentro de cada um de nós existe o cisne branco e o cisne negro. Precisamos deixar que a vida nos mostre quando devemos atuar como um ou outro personagem.
     Nina, a bailarina do filme, sofre muito com sua metamorfose. E isto é mostrado de forma belíssima. Quando ela mata o cisne branco que existe dentro dela, a menina ingênua e dominada pela mãe e pelo diretor do ballet, e deixa nascer o cisne negro que pedia para surgir, percebemos que sua atuação no espetáculo de dança é genial.
    Trata-se de um estudo do comportamento humano. Precisamos ter sensibilidade para descobrir nas entrelinhas, as mensagens que o filme nos transmite.Se você não assitiu, não deixe de ver.
Assista ao vídeo a seguir. Muito lindo!





Nenhum comentário: