segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de Março - Dia Internacional das Florestas

Estamos no Ano Internacional das Florestas e hoje comemoramos o Dia Internacional das Florestas.É importante ressaltar que as florestas são ecossistemas importantíssimos no equilíbrio ecológico da Biosfera.
Poderíamos definir a floresta como uma formação arbórea densa, que apresenta uma grande biodiversidade e que ocupa cerca de 30% da superfície terrestre.As florestas são de grande valor para a vida do homem,no que se refere ao clima e outros fatores ecológicos.

Papel de Parede - Floresta Fechada 1600x1200

A formação de uma floresta pode ser natural ou artificial.
A floresta natural é o habitat de muitas espécies de seres vivos, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Ela ainda é uma fonte de riquezas para o homem, tais como madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.
A floresta artificial é implantada com objetivos específicos, e tanto pode ser formada por espécies nativas como por espécies exóticas. Espécies nativas são aquelas originárias da mesma região onde habitam.Espécies exóticas são espécies que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas.
O homem interage perfeitamente com a floresta, bastando não agredí-la nem explorá-la indiscriminadamente. Os povos que vivem nas florestas, dependem economicamente e culturalmente deste bioma e dele retiram apenas o necessário para a sua subsistência. Além disso, o homem da floresta preocupa-se com o futuro da mesma, uma vez que o manejo florestal, promove o reaproveitamente dos recursos madeireiros, conservando assim, a floresta.
É importante enterdermos que o desmatamento, que é a retirada da vegetação nativa de determinada área, deve ser totalmente repudiado.

Nenhum comentário: