domingo, 31 de outubro de 2010

PROTOCOLO DE NAGOIA


O ano de 2010 foi escolhido para estimular o mundo a agir pela proteção da biodiversidade. Sendo assim, representantes de 193 países reuniram-se no Japão na 10ª Conferência das Partes da Convenção de Biodiversidade da ONU, estabelecendo um acordo pela Biodiversidade do Planeta Terra.Neste acordo ficam acertadas metas que pretendem diminuir o ritmo da extinção de espécies e proteger recursos genéticos.
Além disso, será necessário aumentar a proteção de áreas naturais, a fim de reduzir a perda de várias espécies de plantas e animais.
O acordo garante a implantação de mecanismos de compensação às nações e populações indígenas que contribuam com seus recursos genéticos e conhecimentos para o desenvolvimento de novos remédios, tratamentos, cosméticos e alimentos por grandes empresas multinacionais.
O documento só não foi assinado pelos enviados de três dos 193 países presentes: Estados Unidos, Andorra e Vaticano.



As principais metas para 2020 são:
* Pelo menos 17% das terras e 10% dos mares e áreas de costa devem estar sob proteção
* Deve-se prevenir a extinção ou a diminuição dos números das espécies que se sabem ameaçadas e melhorar seu estatus de conservação
* A diversidade genética entre as plantas domésticas, animais domesticados e seus contrapartes deve ser mantida.
* Salvaguardar e recuperar ecossistemas vitais para a saúde e boa condição de vida.Tornar estes ecossistemas mais resistentes ao recuperar ao menos 15% de suas áreas degradadas de forma que possam reter carbono e conter processos de desertificação.
* Assegurar acessos e benefícios justos pelo uso de recursos genéticos.
* Até 2015, todos os países devem adotar uma estratégia nacional para a biodiversidade e um plano de ação.
* Os países devem promover maneiras de usar os conhecimentos de populações indígenas e de comunidades locais relevantes para a proteção da biodiversidade, além de melhorar e aplicar ciências e tecnologias a ele associados.
* Até 2020, o financiamento a estas metas deve aumentar substancialmente para que sejam alcançadas.

(Texto adaptado do Jornal O Globo de 30 de outubro de 2010)

Nenhum comentário: