quarta-feira, 8 de setembro de 2010

08 de Setembro - Dia Internacional da Alfabetização

        A data foi criada em 1945 pela ONU, através da UNESCO, objetivando reduzir os índices de analfabetismo em todoo mundo. O processo que permite a uma pessoa  identificar códigos alfabéticos escritos, que formam palavras, tornando-a um leitor é a ALFABETIZAÇÃO.
É através da escrita e da leitura que um indivíduo deixa de ser dependente de outros, passa a entender e a interpretar o mundo que o cerca. Por isso, ler e escrever é tão importante na vida do ser humano.Seus horizontes tornam-se mais amplos, permitindo que seus sonhos tomem forma, que suas estratégias para torná-los realidade passem a fazer parte de seus planos e sua vida tome um rumo diferente daquele que vivenciara antes.
O analfabestismo isola, encarcera o indivíduo em um mundo pobre de realizações e desejos. Um indivíduo analfabeto deixa de desenvolver suas potencialidades, fica distante do mundo que o cerca, carecendo de informações e ações de diversas naturezas, como é o caso da saúde, da política, da economia,etc
Na verdade, o dia da alfabetização é hoje e sempre. Todo aquele que não se encontra alfabetizado, pode e deve receber as orientações para alterar este quadro.

Segundo Saldanha, Neves e Freitas, "Falar em alfabetização, seja de crianças, adolescentes ou adultos, é falar em liberdade, porque só nos sentimos livres, quando podemos optar, e isso só acontece quando conhecemos verdadeiramente aquilo que escolhemos.Para o homem que vive numa sociedade letrada como a nossa, saber é poder, o que muitas vezes é sinônimo de opressão e/ou manipulação."
São muitas as formas de alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto no aprendizado. Desde o método fônico, adotado na maioria dos países do mundo, que faz associação entre as letras e sons, passando pelo método da linguagem total, que não utiliza cartilhas, e o alfabético, que trabalha com o soletramento, todos contribuem, de uma forma ou de outra, para o processo de alfabetização. Quanto ao melhor método de alfabetização, continuamos com uma discussão antiga que provavelmente perdurará por algum tempo. O que importa verdadeiramente é a inclusão do cidadão numa sociedade rica em demandas que requerem a todo tempo a escrita e a leitura.

Um comentário:

Paulo Tamburro disse...

OLÁ TUDO BEM,KATIA?


MINHA PSICÓLOGA ME ODEIA.

Quem de nós está imune a uma disfunção psíquica, nesta época que tem gente correndo até atrás do vento?
Enclausurado por pequenos conflitos internos e cansado de tomar chás fitoterápicos de erva de São João, Sabugueiro, Camomila e erva Cidreira, passei por uma seção de acupuntura, e confesso que só voltei às duas últimas vezes ao consultório, não pelas agulhas e sim, pela competência profissional daquela loira acupunturista que realmente, me relaxava muito.

Uma beleza!

Mas, mesmo assim continuava com insônia, até que...

ESTE É UM TRECHO DA CRÔNICA DO MEU BLOG:”HUMOR EM TEXTO”, DESTA SEMANA.

SE ACHOU INTERESSANTE ATÉ AQUI, QUEM SABE GOSTARIA DE CONTINUAR.

ESTOU LHE CONVIDANDO PARA ISTO.

E PRINCIPALMENTE ,PARA QUE DEIXE SEU COMENTÁRIO, QUE NO BLOG É O MAIS IMPORTANTE PARA MIM.

COMBINADO?

UM ABRAÇÃO CARIOCA!