domingo, 22 de agosto de 2010

22 de Agosto/ Dia do Folclore

Hoje é comemorado o Dia do Folclore. Repasso para vocês uma boa definição de Folclore retirada  do site Brasil Escola.

"Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura dos mesmos e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes."

Por Gabriela Cabral     Equipe Brasil Escola



O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, apresenta uma diversidade folclórica que abrange desde cantigas até festejos bastante elaborados pelas cidades e estados. Assim, podemos observar festas e eventos que ocorrem durante todo o ano nas mais diversas cidades brasileiras, tendo algumas, repercussão nacional, ativando positivamente o turismo de determinadas regiões.
Internacionalmente, podemos verificar a presença das manifestações folclóricas em todos os pontos do planeta. Aqui no Brasil em especial, por termos tido uma colonização variada, encontramos elementos folclóricos de outros países convivendo com nossa cultura e acima de tudo, sendo bem recebidos pela população.

Nenhum comentário: