quarta-feira, 28 de abril de 2010

28 de Abril - Dia da Educação


O Dia da Educação é comemorado desde o ano 2000, quando foi assinado o documento conhecido como “O Marco de Ação de Dakar”. Nesta ocasião ocorreu a reunião da Cúpula Mundial de Educação em Dakar,no Senegal. Neste encontro vários países, incluindo o Brasil, se comprometeram a alcançar os objetivos e as metas da Educação para Todos.


É um momento para analisarmos a necessidade da existência de um dia que comemora a Educação. É um momento para avaliarmos se todos estamos atuando corretamente em prol da Educação.É um momento para refletirmos se a Educação será realmente para todos.É um momento para indagarmos a quem interessa que a Educação não chegue a todos.

Educação é processo contínuo. Educação é luta diária, livre de considerações políticas e econômicas. Educação transforma, dignifica , cria asas para um povo, para uma nação.

Educar um povo é não contribuir para ações que reforcem atitudes levianas, atitudes de violência. É, através do exemplo, reforçar valores e virtudes.

Como nos ensina Rubem Alves é a Educação do Olhar.Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente .E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria que é a razão pela qual vivemos.

Um comentário:

Vinicius disse...

Oi Professora Kátia sou o Vinicius Silva Da Escola Barão da Taquara da Turma 1605. Muito legal seu blog .