terça-feira, 23 de março de 2010

23 de março - Dia da Meteorologia



A meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos, incluindo a análise das variações do TEMPO.Podemos definir tempo para a meteorologia,como o conjunto dos fenômenos atmosféricos, tais como chuvas, ventos, temperatura do ar, em uma determinada região.Entretanto, temos que definir também o termo "CLIMA", que tantas dúvidas gera em relação ao termo "tempo".Denominamos Clima ao conjunto de características meteorológicas de uma região, isto é, à sucessão dos tipos de tempo registrados em determinada área.Assim, podemos verificar que o tempo pode mudar constantemente. Porém o clima é sempre característico daquele local.
A previsão do tempo é realizada pelos METEOROLOGISTAS, que utilizam as ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS para realizar medidas, verificando e analisando dados. Nestas estações podemos encontrar diversos instrumentos meteorológicos, tais como a BIRUTA,o ANEMÔMETRO, o PLUVIÔMETRO,o EVAPORÍMETRO,o TERMÔMETRO, entre outros.

Um comentário:

Kátia Vieira disse...

Muito interessante esse artigo pois,assim tiramos nossas dúvidas sobre esses termos científicos e aproveito para enviar um poeminha que tem tudo a ver com o assunto.
Abalos císmicos.
Se é para sofrer abalos císmicos
que sejam só de paixão
maremotos somente de beijinhos
chuva torrencial de emoção.

Ondas gigantes de muita amizade
Temporal de paz no coração
ventania de fraternidade
violência e tristeza não.

Ciclones de muito carinho
enchentes de abraços fraternais
que inundem todos os caminhos
e o amor não falte Jamais.( Kátia Vieira Silva.)